INFORMÁTICA "Esclarecimentos"

COMO LIGAR DOIS PC EM REDE

Este pequeno guia explica como configurar, e pôr a funcionar, uma pequena rede de dois PCs com o Windows XP. Em primeiro lugar adquire-se um cabo crossover, ou cruzado, à venda em qualquer loja de informática. Quando já o tiver, os passos a fazer são os seguintes:
1. Ligar-se à Internet no computador que vai ser o “fornecedor”.
2. Aceder ao menu Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Comunicações, Assistente de Configuração de rede. Abre-se então a janela do assistente com a descrição das funcionalidades. A que se pretende é logo a primeira, partilha de ligação. Inicia-se então o processo clicando em Seguinte. Aparece então a lista de tarefas que já devem estar executadas: cabo ligado, ligação à net feita. Clica-se em Seguinte, uma vez mais. Se o cabo não estiver bem ligado, ou a placa de rede estiver desactivada no Painel de controlo, pode surgir uma mensagem de erro: é mais uma oportunidade para rever os passos dados.
3. Aparece então a selecção do método de ligação. Aqui devemos escolher a) se este computador vai fornecer Internet a outro(s) ou b) se vai buscar Internet a outro. Neste caso, como se está no computador que vai fornecer, a opção a assinalar é Este computador liga directamente à Internet. Os outros computadores na minha rede ligam-se à Internet através deste computador.
4. Este passo mostra todas as ligações à Internet existentes no computador. Selecciona-se a ligação que se quer partilhar como, por exemplo, Cabo, Adsl, ligação telefónica 56k. E avança-se para o próximo passo, clicando em Seguinte.
5. Escolhe-se agora a forma de partilha, neste caso, através de cabo LAN; por isso, marca-se a caixinha de Ligação de Área Local. Já quase no final, é pedida uma descrição para o computador (opcional), e um nome, para que o mesmo seja identificado na rede. Clica-se em Seguinte e escreve-se o nome da rede. Todos os computadores devem estar numa rede com o mesmo nome, de forma a poderem “ver-se” facilmente uns aos outros. Por regra, o Windows preenche o nome da rede com MSHOME, mas pode ser qualquer outro. Deve é ser o mesmo em todos os computadores.
6. É perguntado se todos os computadores devem ter acesso à pasta “Os Meus Documentos” dos outros computadores e se podem usar as impressoras uns dos outros. Aqui, a escolha é inteiramente pessoal. Ao chegar ao fim, é apresentado um ecrã com o resumo de tudo o que se fez. Para terminar o processo de configuração do primeiro computador, clica-se em Seguinte.
7. O Windows aplica as definições e podemos seguir para o computador que vai receber Internet, onde vamos repetir alguns destes passos, mas assinalando, logo no início, a opção Este computador liga à Internet através de um gateway residencial ou através de outro computador na minha rede. Depois, nos passos seguintes, basta escolher o nome a atribuir ao computador, e indicar o nome da rede e se queremos também partilhar os documentos e impressoras deste computador. Confirmar e aplicar.
8. A partir deste momento já se deverá ter Internet activa em ambos os computadores. Se assim não for, verifique se o cabo está bem ligado, se não existe nenhum software de firewall que possa estar a barrar o acesso ao segundo computador. (Nas ligações de rede, a ligação que escolheu partilhar, deve estar com uma mão sob do ícone. Se não estiver, clica-se com o botão direito do rato na ligação a partilhar, escolhe-se Propriedades e, em cima, a etiqueta Avançadas. Na zona Partilha de Ligação à Internet, verificar que a opção Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação… se encontra seleccionada).


COMO SABER OS DRIVERS QUE TEMOS INSTALADOS NO COMPUTADOR

Para saberes quais as versões de todos os drivers que tens instalados no pc, existe um programa muito bom, de nome: “Everest”.
Depois de se instalar o programa, ele vai gerir um registo de todo o hardware, drivers, etc.que está no teu computador...
Depois é só procurar na net os drivers mais recentes, instalar sem medo e assim a tua máquina vai ficar um mimo.
Além disso este programa verifica as temperaturas do teu processador e outras cenas.
Podes fazer o download do "Everest" no site:
www.lavalys.com/products/download.php?pid=3&lang=en


COMO SE APAGA O RASTO DOS SITES VISITADOS NA INTERNET, PROGRAMAS QUE FORAM ABERTOS, DOCUMENTOS WORD, ETC.

1º - Abres o Internet Explorer, e em cima clicas em: “Ferramentas”.

2º - Depois clicas em 3 sitios (um de cada vez).

- “Eliminar cookies”, e quando te surgir uma pergunta clicas em: OK.
- “Eliminar ficheiros”, e quando te surgir uma pergunta clicas em: OK.
- “Limpar histórico” (fica mais abaixo um pouquinho), e quando te surgir uma pergunta clicas em: SIM.

NOTA: Esta forma de apagar o rasto é o básico… pois, tem tantos locais do Windows onde fica registado todos os passos k se dá… nem te passa… ao menos fazendo isto, outras pessoas com poucos conhecimentos na área de informática não vão saber o que andaste a fazer… hehehe.


COMO SE FORMATAR O DISCO E SE INSTALA O WINDOWS XP

- Por vezes o nosso computador quer seja por vírus ou por programas mal instalados ou por uma frequente instalação/desinstalação deixa de funcionar convenientemente e a solução passa por uma formatação. Este guia destina-se exactamente a auxiliar todos aqueles que pretendem formatar o seu computador mas não sabem como o fazer.
- Atenção que o processo de formatação irá limpar o teu disco rígido por completo! Como tal se possuíres e-mails, documentos importantes ou outro tipo de dados que não desejas perder faz antes da formação uma cópia de segurança para um (ou mais) cd, dvd ou melhor ainda, se tiveres, para um disco rígido externo.

- Para formatares o teu PC, terás de arrancar o teu computador com o disco do Windows XP inserido no leitor. Faz assim: Liga o computador, insere o disco do Windows Xp no leitor e reinicia o teu computador. Se após reiniciares o pc o sistema operativo arrancar normalmente, ou seja, se não aparecer uma mensagem que diga “Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD...” Então tenho a dizer-te que… estás tramado… bom… não é bem assim… tramado… estou eu se não te explicar as coisas direitinhas… é que para eu ter direito a beber um copo à borla ou a que me apresentes umas amigas, tenho que ser fixe contigo… Falando sério… se isso acontecer, é porque a bios (sabes o que é a bios?) não tem este dispositivo definido para arranque ou então o disco rígido está preparado para arrancar primeiro que o leitor de CDs. Entendes-te?....... Não me digas que não… Se este é o teu caso, lê as linhas imediatamente a seguir.

Estas linhas que se seguem destinam-se apenas a quem não consegue arrancar com a instalação do Windows XP a partir do CD.

1. Reinicia o teu PC e vai premindo a tecla DEL (que é a mais usada na maioria dos computadores para aceder à Bios).
2. Vai aparecer um ecrã de cor azul e cinza que te permite configurar todos os aspectos relativos à configuração do hardware do teu computador. Importa salientar que existem Bios diferentes e como tal nem todas as definições se encontram no mesmo sitio numas e noutras. Vou te apresentar os dois casos mais comuns.
3. No caso de possuires uma Bios American Megatrends, apenas terias que ir à opção Boot, e escolher Boot Device Priority.
4. Nessa opção o CDROM tem sempre que aparecer primeiro que o Disco Rígido de forma a que o arranque possa ser feito a partir do CD. Caso contrário o sistema iria arrancar do disco rígido ignorando o que se encontra no leitor. Sintetizando, não há qualquer problema em ter a drive de disquetes em primeiro lugar. Tem é em atenção a posição do CD-ROM em relação ao disco rígido. … Ok… O CD-ROM sempre em primeiro… No caso de possuires uma bios diferente desta da American Megatrends, por exemplo uma da AMIBIOS, terias de seleccionar a opção Advanced Bios Features e aí procurar pela opção Boot Device. Não te esqueças… CD-ROM sempre primeiro que o disco rígido…. Já está? Muito bem, então grava as alterações e sai da Bios (tecla f10)

A INSTALAÇÃO DO WINDOWS
1. Quando arranca a instalação do Windows vais te deparar, em primeiro lugar, com um menu de Boas Vindas ao programa de configuração. Aí clique no Enter para dar inicio ao processo de instalação do Windows XP.
2. Vai surgir uma janela que mostra o contracto de licença do Windows XP. Vamos concordar com o mesmo e como tal damos um clique em F8.
3. Neste caso em concreto não temos nenhuma partição nosso disco rígido, e tudo o que temos de fazer é carregar na tecla Enter, mas podíamos ter. Ora nesse caso em vez de nos surgir uma janela na qual aparece a informação Espaço não particionado, teríamos uma informação do género: “C: Partição 1 [FAT32] (ou [NTFS] “. Ora neste caso para a eliminar teríamos que carregar na tecla e de seguida quando aparecesse um novo ecrã a dizer que a partição que pretendemos eliminar é uma partição do sistema, carregávamos em Enter. Agora após eliminar a partição irás obter um ecrã que diz “Espaço não particionado”. Carrega na tecla Enter.

4. É nesta nova janela que vamos definir o espaço que queremos dar à partição. Poderás criar uma partição que use todo o espaço do disco rígido ou então por exemplo criarmos uma só com metade do espaço disponível. Contudo como neste guia quero simplificar ao máximo o processo da instalação defini o espaço máximo. Ou seja… se o espaço disponível no disco rígido é de 15351 MB criamos uma partição com 15351. Ou seja… se tiveres um disco de 40351 MB (40GB), o tamanho da tua partição será 40351. Carrega agora na tecla Enter para criar.
5. Agora irá aparecer um ecrã com a informação “C: Partição 1 (Novo ). Carrega agora na tecla Enter.
6. No novo ecrã escolha a opção Formatar a partição utilizando o sistema de ficheiros NTFS. Poderá também optar por uma formatação rápida mas recomendo a terceira opção. Ou seja em NTFS e não rápida. Porque razão devemos escolher NTFS? Bem, em primeiro lugar é um sistema bastante mais seguro e além disso suporta ficheiros com mais de 4GB, coisa que não acontece com a FAT. Este aspecto é particularmente útil para todos aqueles que trabalham com edição de vídeo e afins. Após seleccionar a opção pretendida com os cursores carrega em Enter.

7. Irá ter inicio a formatação. Dependendo da dimensão do disco este processo poderá levar de 5 a 30 minutos ou até mais…
8. Após o disco estar formatado e os primeiros ficheiros estarem copiados o teu computador vai ser reiniciado automáticamente.
9. Agora a instalação do Windows XP vai ser retomada. Aguarda... Vão sempre sendo indicados os minutos que faltam para que o processo de instalação fique concluído.

10. Quando te surgir a janela para definir as opções regionais e de idioma uma vez que esta versão do Windows XP é em Português não terás de fazer qualquer tipo de alterações e podes dar um clique em seguinte. (Mas podia-se dar o caso de o Windows ser em Inglês e ter que alterar algumas definições).

NOTA: Esta breve explicação que se segue destina-se apenas a possuidores da versão inglesa do Windows. Clica em Customize. Agora no separador Regional Options altera a linguagem de English (United States) para Portuguese (Portugal). Em baixo onde surge Locations escolhe também Portugal. Agora no separador Languages clica em Details. Em Installed Services clica em Add. Em Input Language escolhe Portuguese (Portugal). Onde diz Default Input Language selecciona Portuguese (Portugal). No separador Advanced escolhe Portugal. Clica agora em Apply e de seguida em OK. Agora já podes continuar com o processo de instalação dando um clique em Next.


11. Na próxima janela terás que introduzir o teu nome ou se desejares o nome da tua empresa. Não é obrigatório. Clica em Seguinte.
12. Agora terás que introduzir o número de série do Windows. Procura no teu manual junto do certificado de autenticidade. Como indica na janela na parte inferior deste certificado.
13. De seguida terás de introduzir o nome do teu computador. Escolhe um nome a teu gosto. Não te esqueças que não pode ter mais do que 15 caracteres nem espaços.
14. Agora caso seja necessário acerta os aspectos relativos à data e hora e também ao Fuso Horário. Na versão portuguesa não é necessário alterar o Fuso horário, mas no caso de a versão ser Inglesa iria aparecer Pacific Time (US & Canada); Tijuana e teria que se alterar para (GMT) Meried. Greenwich; Lisbon.
15. Agora aguarda enquanto o Windows XP é instalado.
16. Assim que o Windows estiver instalado vai aparecer uma janela de Boas Vindas ao sistema operativo da Microsoft. Clica em seguinte.
17. Agora irá surgir uma janela que te questiona acerca da forma como te vais ligar à Internet. Se possuires uma ligação à ADL escolhe “ignorar”, uma vez que o teu ISP te forneceu certamente um CD de instalação do modem e ainda os dados relativos ao teu acesso. No caso de possuires um operador por cabo como a Netcabo então escolhe Rede Local (LAN). Clica em Seguinte.
18. Agora na Configuração de uma ligação de banda larga coloca um visto na opção Obter um IP Automaticamente e também em Obter o DNS Automaticamente.
19. Agora vai aparecer uma janela que te pergunta se pretendes activar o Windows ou não? Podes activá-lo logo aqui ou então fazê-lo mais tarde. Se pretenderes activá-lo escolhe a opção Sim, activar o Windows através da Internet agora, caso contrário selecciona a opção Não, lembrar-me periodicamente. Clica agora em seguinte.
20. A instalação do Windows está praticamente concluída. Resta apenas indicares o nome ou nick que irás usar no computador. Agora antes de mais é importante que tenhas instalado no teu computador um anti-virus. É que caso contrário quando estiveres a fazer as actualizações do Windows poderás deparar-te com uma janela muito chata que te vai indicar que o teu computador vai ser reiniciado dentro de 60 segundos e depois… lá se vai a actualização por água abaixo além de ficares infectado pelo virus Blaster. Se possuíres os anti-virus da Norton, ou outras instala agora..

AS ACTUALIZAÇÕES
21. Após teres instalado o Anti-virus é tempo de actualizarmos o Windows. Para isso vamos ao Menu Iniciar, e de seguida dentro de Todos os programas escolhemos Windows Update.
22. Se te aparecer uma janela a perguntar se pretendes instalar e executar “Windows Update” clica em: Sim.
23. Agora clica em Pesquisar por actualizações.
24. Vão ser encontradas certamente um grande número de actualizações que vão servir para proteger e actualizar o teu sistema. Ora clica em Rever e instalar actualizações. Se o teu Windows XP ainda não possui o Service Pack 1 vai aparecer uma mensagem a vermelho indicando que o total de items seleccionados inclui um item exclusivo que tem que ser instalado separadamente de outras actualizações. Clique em Instalar Agora. A primeira actualização a ser instala será o Service Pack 1, uma vez que muitas das actualizações criticas encontradas são resolvidas por este pacote.
25. Vai aparecer uma nova janela com a mesma informação acerca do item exclusivo que neste caso é o Service Pack 1. Clica em Ok.
26. O Service Pack 1 vai ser instalado. Este processo irá demorar algum tempo como tal aguarda. Após a instalação do mesmo ser-te-á pedido que reinicies o computador. Faz isso e quando o mesmo tiver reiniciado faz de novo o processo de actualização do Windows Update. Deverás fazê-lo até que à frente de Actualizações críticas e Service Packs apareça o número 0. Das outras actualizações que se encontram sob o separador Windows XP deves dar especial atenção ao DirectX9 e também ao Windows Media Player 9. Instala estes componentes…. Agora já temos o Windows XP actualizado e instalado, apenas faltam instalar os programas de que necessitamos para trabalhar e também os drivers. Vais encontrar também uma lista dos sites onde poderá fazer download dos drivers que possas necessitar.

Se mesmo assim achas complicado fazeres a formatação e a instalação do Windows Xp, manda um E-mail pra mim, que eu desloco-me até tua casa… hehehe… Bem… o máximo que posso fazer é enviar um ficheiro em Word com estas instruções acompanhado de imagens a cores e se mesmo assim não deres conta do recado… vais ter que ir à tua loja e gastar uns euros para te fazerem isto…
Vá lá… não tenhas medo… faz tu mesmo… melhor que isto… não sei… talvez só eu indo mesmo a tua casa…


NOMES DE PROGRAMAS E PARA QUE SERVEM

- EVEREST -
Para saberes quais as versões de todos os drivers que tens instalados no pc, existe um programa muito bom, de nome: “Evereste”.
Depois de se instalar o programa, ele vai gerir um registo de todo o hardware, drivers, etc.que está no teu computador...
Depois é só procurar na net os drivers mais recentes, instalar sem medo e assim a tua máquina vai ficar um mimo.
Além disso este programa verifica as temperaturas do teu processador e outras cenas mais.
Podes fazer o download do "everest" no site:
www.lavalys.com/products/download.php?pid=3&lang=en


- AD-AWARE -
- É um programa que quando executado, procura no computador spyware, etc... depois
de encontrar algo, remove e assim o pc fica livre destas pragas, muito parecidas com os
virus. Nota: Antes de se executar o Ad-Aware o programa tem de estar actualizado. Para isso faz assim: abre o programa e mandas fazer uma procura para ele verificar se existem actualizações, se existirem ele vai fazer o download e só depois é que mandas ele fazer um scan ao teu pc. Escolhe a opção: “Perform full system scan”.


- MOZILLA FIREFOX em Português -
- Para mim é o melhor browser para navegar na net, muito mais seguro que o Internet Explorer 6 da Microsoft (é claro que temos que ter um anti-virus instalado).
Quando digo mais seguro (e não sou só eu que afirmo) quero dizer que não tem tantas falhas (bugs) e é muito mais estável... e mais... para quem não sabe, quando se instala no pc o "Mozilla Firefox" não é necessário desinstalar o "Internet Explorer"... Se quisermos podemos abrir ambos ao mesmo tempo, pois não criam conflitos entre eles...
Experimenta e depois diz alguma coisa.


- FINE TUNE FOR FIREFOX v.1 - ACELERADOR PARA O MOZILLA FIREFOX em português -
É verdade... os criadores do browser Mozilla inventaram este acelerador, totalmente configurável e digo-vos uma coisa no meu pc notei uma grande diferença... mas se não resultar no teu PC, só tens de dar indicações ao programa para restaurar as definições originais e depois desinstalas o programa e pronto... amigos para sempre.


- ANTI-VIRUS "NORTON" 2005 / 2006 ou NORTON SYSTEMWORKS 2005 / 2006 -
- Digam o que disserem, a Symantec, tem os melhores anti-virus do mundo.


- CLONEDVD 2 em Português -
- Serve para fazer backups dos teus dvd"s originais, (Só funciona nos dvds que não estejam encriptados, ou seja que não tenham ficheiros de protecção)... Por exemplo, com o Clonedvd 2 podes gravar um filme directamente para um dvd virgem ou então "mandar" o filme para uma pasta que cries no pc... se optares pela segunda hipótese, tens que ter o NERO para mais tarde poderes gravar num dvd virgem.
ATENÇÃO: Os criadores do programa não o inventaram para fins de pirataria, por isso não o uses para esse fim, é ílegal...
Não sei se sabes, mas podes fazer uma cópia de um dvd, desde que tenhas sempre o original do mesmo contigo. Mas se, por exemplo, um amigo te empresta um dvd e tu fazes uma cópia, fica a saber que estás a cometer um crime, que está sujeito às sanções previstas na lei.
Vendo as coisas de outra maneira, imagina que compras um dvd de um concerto do teu cantor preferido e que além de o ires utilizar muito, também tens a viver contigo os filhos do teu irmão (os teus sobrinhos)… o melhor será fazeres um backup do dvd, depois guardas o dvd original no cofre e usas sempre a cópia... se um dia os teus sobrinhos "apanharem" a tua cópia, não deixes de lhes ralhar, não precisas de lhes bater… ou melhor dá uma palmada… mas o que interessa é que estás salvo... só tens que fazer outra cópia através do original... É tão simples como isso…
Antes de terminar, mais outra coisa, se tiveres um dvd original com protecção inserida… não vais conseguir fazer o backup com o CloneDvd 2, a não ser que tenhas outro programa de nome "AnyDvd", o qual permite retirar as protecções. Lê mais informações no item seguinte.


- ANYDVD em português -
- Este programa foi criado pelos mesmos criadores do CloneDvd, com este programa instalado já poderás fazer o backup de um filme que tenhas e que esteja protegido. Explicando melhor, o AnyDvd trabalha quase invisivel e como ele é parente do CloneDvd 2, pode-se dizer que ambos trabalham bem em conjunto, ou melhor, foram feitos um para o outro... Ele retira a protecção e assim já podes ter a tua cópia…


- NERO 6 ou 7 -
- O melhor e o mais fiável programa de gravação de cd’s, dvd’s, etc, do mundo… e arredores…
Estas versões 6 ou 7 são melhores que as anteriores… mesmo assim alguns não se safam a trabalhar com ele.


- ROXIO CREATOR 7.5 – (EASY CD CREATOR)
- Tem as mesmas características do Nero, acrescentando o facto de ter um óptimo editor de imagens… onde se pode editar fotos, etc. e tem uma ferramenta que podes utilizar para converter um filme do formato divx para o formato dvd.



- PINNACLE STUDIO 10
- O melhor programa para capturar os teus vídeos da câmara de filmar, editar (com resultado profissional) e gravar para o formato dvd…. Excelente.


QUANDO O AUTO-RUN NÃO FUNCIONA

Ou seja, quando metes um cd ou dvd na drive e o autorun não funciona, ou seja, não acontece nada...
Isto acontece quando se instala e desinstala muitas cenas... E já me aconteceu a mim...
A única solução é retirares a drive de leitura do pc e atirar contra a parede...
Estou a brincar... A solução é fácil; tens de fazer download de uma ferramenta de nome
"autofix" que está na página da microsoft:

https://www.microsoft.com/downloads.